segunda-feira, 22 de julho de 2019

Atraso na fala (Assunto: Maternidade)

Atraso na fala. Não se preocupe tanto assim.

Este post é para aliviar a preocupação e a pressão sobre vc, mamãe!

Sou mãe de primeira viagem de um menino q demorou muito pra falar.
Moramos no exterior e utilizamos duas línguas no dia a dia (ambiente bilíngue). E hoje ainda há um certo "atraso" mas ele evoluiu muito e fala bastante coisas!
Sofri muito durante quase 3 anos encucada com o atraso na fala do meu filho.
Por isso quero compartilhar minha história com vcs!
Então vamos lá!

Com 2 meses ele começou a balbuciar bastante e ficou assim até 1 ano.
Meu filho cresceu bem rápido, com 3 meses o pescoço já ficou certinho e começou a nascer os primeiros dentinhos, sentou com 5 meses, engatinhou com 7 meses, andou com 11 meses. A parte física estava excelente! Porém o atraso na fala começou a ficar cada vez mais evidente e minha preocupação só aumentando cada vez mais.
Quando fez 1 ano aprendeu falar apenas "esse" e quando queria algo ele mesmo tentava pegar ou me puxava pela mão até onde ele queria e foi assim até os 2 anos! E eu já ficando louca pois pesquisando na Internet só saía como autismo.
Com 2 anos ele começou a ter um pouco de interesse em aprender algumas palavras, porém aprendia apenas sobre as coisas q gostava.
Por exemplo, vermelho e azul, carro e avião.
Não pedia as coisas falando, sempre foi independente e tentava fazer sozinho, quando não conseguia chorava.
Ficou assim até 2 anos e meio!
Mas depois dos 2 anos e meio ele começou a soltar muitas palavras q ele veio gravando na cabeça desde o começo! Como papai, mamãe, cachorro, gato, sol, etc.
Ele era aquele tipo de bebê q só solta a língua depois q o copo das palavras transborda.
Hoje com 3 anos, ele ainda não consegue formar frases mas entende tudo, pede as coisas falando, interage bem, não gosta de ficar sozinho isolado, brinca bastante, corre, se diverte, dá muita risada!
Meu filho não tinha manias repetitivas, adora colo, dormia super bem, mamou peito por um bom tempo, comia de tudo, não tinha sensibilidade para sons, brincava com os brinquedos da maneira correta, não andava na ponta dos pés, olhava nos olhos, entendia comandos simples, nunca teve ataques de raiva.
Teve apenas uma fase quando ele fez 2 anos q ele queria fazer certas coisas do dia a dia, tal como acender e apagar a luz e se não deixássemos ele fazia birra e escândalo. Mas isso era bem normal pra idade e com 2anos e meio ele parou! Graças à Deus!
Hoje ele é um amor de criança!
Um menino super saudável e feliz!
Por isso, se vc estiver aflita, não fique pesquisando na Internet sobre apenas atraso na fala.
Olhe para seu filho e analise TODOS seus comportamentos e tente identificar a sua personalidade.
Nenhuma criança é igual a outra.
Tem criança q é mais ativa, outras mais falantes e comunicativas, outras mais cautelosas e observadoras, etc.
Claro que, se seu filho(a) apresentar muitas características suspeitas é importante levá-lo(a) à um neuropediatra o mais rápido possível.

Por conta de tantas preocupações acabamos por não aproveitar a primeira infância da criança que é uma das fases mais lindas da vida!
E o tempo é implacável e passa rápido demais.
Um abraço de coração e q Deus ilumine nossos caminhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário